Carteira de serviços da APS

Avansus Podcast

AvanSUS – T01E16 – Carteira de serviços da APS
O podcast sobre saúde pública, sobre saúde como direito!

Neste episódio do AvanSUS conversamos com Stephan Sperling, médico de família e comunidade integrante do CEBES, sobre a carteira de serviços da atenção primária à saúde anunciada pelo governo Bolsonaro, que esteve em consulta pública no mês de agosto durante o exíguo prazo de uma semana.

Segundo Stephan, embora haja coisas graves no documento que instituiu a carteira de serviços, o prolema não é o instrumento mas a forma e o contexto de sua proposição. A APS está ligada à proteção, tratando-se de atenção essencial ao acesso dos cidadãos à saúde. A nova proposta do MS modifica o modelo de organização do SUS, que deixa de ser um sistema único para ser um sistema nacional planejado pelos setores público e privado visando os interesses capitalistas, mudança que já começou com a revisão da PNAB por um governo ilegítimo após o golpe de 2016.

Stephan reforçou o papel da MP 890 do programa Médicos pelo Brasil como ferramenta complementar a esse golpe na saúde. Apesar do cenário apocalíptico na saúde, para Stephan podemos resistir nos aproximando das pessoas e tentando apoiá-las em suas dores, e construir um outro imaginário sobre política.

Click na imagem abaixo para ouvir o episódio do #AvanSUS:


———————————————————–
Trilha Sonora:
Anitek – Ahhh
Barbatuques – Baião Destemperado
Hop – City
Leslie’s – Strut (Sting)
————————————————————