Gestão do SUS – Parte 1

Avansus Podcast

AvanSUS – T01E10 – Gestão do SUS: a disputa entre a lógica pública e a lógica privada das OSS
O podcast sobre saúde pública, sobre saúde como direito!

Neste primeiro episódio do AvanSUS sobre gestão em saúde pública, a médica sanitarista e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Marília Louvison e a cientista social e doutoranda em saúde pública Letícia Travagin falam sobre a disputa entre a lógica pública e a lógica privada das Organizações Sociais de Saúde (OSS) na gestão do SUS.

Na cidade de São Paulo, mais de 70% dos serviços prestados são administrados pelas OSS, e o modelo pretende ser expandido para todo o Brasil. No imaginário brasileiro, construído com apoio da mídia, o público se associa a serviços ruins e o privado à maior eficácia. Mas isso se comprova na prática? Será que apenas o número de consultas, exames e internações é o que responde às necessidades em saúde da população brasileira?

Será que as premissas de cuidado e de gestão democrática, com participação social, e o cumprimento dos princípios do SUS de acesso universal, assistência integral e equidade da atenção estão sendo garantidos seguindo este modelo de saúde privada? Acompanhe agora o debate sobre estas e outras questões relacionadas à gestão do SUS.

Click na imagem abaixo para ouvir o episódio do #AvanSUS:


———————————————————–
Trilha Sonora:
Anitek – Ahhh
Barbatuques – Baião Destemperado
Hop – City
Leslie’s – Strut (Sting)
————————————————————