A enfermagem na linha de frente do combate à COVID-19

Avansus Podcast

Neste episódio do AvanSUS conversamos com três profissionais de enfermagem que atuam em diferentes frentes de combate à COVID-19: Flávia Anunciação, trabalhadora do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), Ellen Cristina de Sousa, do SAMU no Município de São Paulo, e Sebastian Freire, da atenção básica na cidade do Rio de Janeiro.

 

Os convidados nos trazem um retrato muito concreto das dificuldades enfrentadas em todos os pontos de atenção em saúde – hospitalar, urgência e emergência, e atenção básica – em função da omissão da gestão do SUS em zelar pela vida dos trabalhadores, jogados no meio da pandemia sem o mínimo necessário à proteção de suas vidas, o que faz do Brasil o campeão no número de mortes de profissionais de enfermagem (30% dos óbitos mundiais). Eles deixam bem claro que nenhum trabalhador morto na linha de frente é acidente, mas descaso dos gestores do SUS, e que não são heróis, mas classe trabalhadora em luta pelas vidas dos brasileiros, incluindo as próprias.

 

Em seus emocionantes relatos, Flávia, Ellen e Sebastian nos mostram que a vida – dos pacientes e dos trabalhadores – é rara e deve ser protegida como valor máximo de uma sociedade justa e democrática, e que, mesmo num cenário devastador da pandemia no Brasil, é possível comemorar a valorização dos profissionais da enfermagem pela sociedade brasileira.

 

Notícia no site do COFEN “Brasil responde por 30% das mortes de profissionais de Enfermagem por covid-19”: http://www.cofen.gov.br/brasil-responde-por-30-das-mortes-de-profissionais-de-enfermagem-por-covid-19_80622.html